Existe solução para pontas duplas?
Olá bonitas!
Hoje papo de cabelo ;D
Com toda certeza eu afirmo que todas as mulheres desse planeta possuem ou já possuirão pontas duplas!
Será que existe um tratamento para essas pontinhas que nos irritam imensamente? ou sera que só o corte é a solução? O DN conta tudinho pra vocês.
A ponta dupla é uma ramificação do fio, causada por danos causados numa camada da cutícula.
Invariavelmente, as pontas duplas se formam devido a lesão mecânica, e ao uso de produtos químicos.
A Lesão mecânica nos fios, pode ser causada por uma escovagem forte, ou muito repetitiva. Uma escovagem inadequada pode causar rupturas nos folículos do cabelo, e ramificar as extremidades ou provocar outras condições em que o cabelo quebra no meio do eixo, levando-o à queda.
Outra lesão mecânica muito comum, é a aplicação de calor nos cabelos (secadores e chapinhas). Em altas temperaturas, a queratina se degenera, provocando um desgaste que irá progredir para a ramificação das pontas.
Além disso, o alisamento dos fios molhados não é aconselhável, porque o cabelo absorve a umidade e, quando um calor muito grande é aplicado, ele converte esta água em vapor, que expande as células ciliadas, fazendo-a se enfraquecer e quebrar
Como prevenir que os fios se ramifiquem, e formem as pontas duplas?
Evite o uso de produtos químicos
A principal causa de pontas espigadas e duplas, é devido ao uso de processos químicos, tais como alisamentos, descolorações e colorações. Procure dar o maior espaço possível, entre essas químicas.
Evite usar chapinha e secador em excesso
Se você estiver usando um secador ou chapinha regularmente, seu cabelo vai começar a mostrar algum dano. O calor produzido pelo secador e chapinha remove a umidade do cabelo, causando danos principalmente nas extremidades, danificando as cutículas, e formando assim as ramificações (pontas duplas). Segurar o secador muito próximo dos fios também pode causar danos.
Não esfregue o cabelo com toalha
Esfregar os cabelos com uma toalha, especialmente uma toalha áspera, pode fazer a cutícula do cabelo ser facilmente danificada. O cabelo molhado deve ser espremido suavemente com uma toalha para retirar o excesso de água. Uma vez que o excesso de água é retirado, é melhor deixar o cabelo secar naturalmente.
Proteja seu cabelo
Antes de nadar em uma piscina, ou mar, utilize um leave-in, e se puder, uma touca de natação. E não se esqueça de enxaguar e lavar os cabelos o mais rápido possível depois de nadar, para evitar que os fios fiquem com cloro ou sal durante muito tempo.
Descubra se a água que você usa para lavar o cabelo é prejudicial
Pode haver produtos químicos nocivos na água que você lava seu cabelo como por exemplo o excesso de cloro. Existem filtros que reduzem a quantidade de cloro em sua água. Altas concentrações de carbonato de cálcio pode tornar a água "dura".
Penteie o cabelo com cuidado
Comece a escovar sempre pela parte inferior. Quando você encontrar um emaranhado, não force com o pente ou escova; desembarace com os dedos e, em seguida, continue.
Você deve desembaraçar o cabelo molhado com delicadeza, principalmente os cabelos cacheados.
Lavar o cabelo com suavidade
O melhor é só lavar o cabelo no couro cabeludo e deixar escorrer o shampoo no comprimento. Não deve-se esfregar o shampoo nos fios, "como se estivesse lavando uma roupa". Isso quebra as pontas.
Afinal, existe tratamento para pontas duplas?
De acordo com especialistas, não há nenhum tratamento conhecido para pontas que já se ramificaram. Exames detalhados comprovaram que as pontas duplas permanecem.
Existem vários produtos disponíveis no mercado que "pretendem" curar pontas ramificadas, mas não se iludam...estes produtos apenas mascaram as pontas duplas.
Portanto, o único remédio para acabar com as pontas duplas e espigadas que já existem, é cortar o cabelo antes da área que foi ramificada.
O que nos faz lembrar do velho ditado: MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR!
E vocês? já usaram algum produto que promete acabar com as pontas duplas? Qual foi o resultado?
Espero ter ajudado, um cheiro pra vocês ♥
0 comentários:
Postar um comentário